Cálculo renal.  O que é, sintomas e tratamentos.

Cálculo Renal.

Também conhecido como pedra no rim ou urolitíase, ele se forma com a cristalização de sais minerais presentes na urina. É uma doença mais comum entre os homens, mas que também atinge o público feminino.
As pedras são compostas, em sua maioria, por sais de cálcio. Porém, existem cálculos que se formam a partir de outras substâncias, como ácido úrico, estruvita e cistina e que não possuem relação com o cálcio.

Os fatores de risco mais comuns que podem levar à urolitíase são:
– Predisposição genética;
– Dieta rica em sal e/ou proteínas animais;
– Baixa ou exagerada ingestão de cálcio, como leite e derivados;
– Baixa ingestão hídrica;
– Fatores ambientais (pessoas que trabalham em locais muito quentes ou que vivem em países tropicais estão mais propensas a desenvolver a doença).

Sintomas

No momento em que uma pedra fica impactada em algum ponto do ureter (canal que drena a urina do rim à bexiga) acontece a obstrução e dilatação do sistema urinário e, consequentemente, a dor. Essa dor é, normalmente, de início súbito, forte intensidade, localizada em flancos e que se espalha para o abdome anterior e genitália. Sintomas miccionais, como desconforto ao urinar e sensação de que a bexiga não esvazia também são comuns ao paciente com Urolitíase. Em alguns casos, náuseas e vômitos podem ocorrer.

Diagnóstico

O diagnóstico definitivo é feito através de um exame de imagem, no qual o método mais eficaz (quando disponível e se não houver contraindicação) é a tomografia computadorizada do abdome, capaz de detectar a maioria dos cálculos. Além disso, é feito um exame de urina de rotina para descartar a hipótese de uma infecção do trato urinário e verificar a presença de sangue na urina, o qual muitas vezes está presente no paciente com cálculo urinário. O Ultrassom e o Radiografia simples do abdome também podem auxiliar no diagnóstico.

Tratamento

A escolha do melhor tratamento para a Urolitíase se baseia, primeiramente, no tamanho das pedras. Caso ela seja pequena, serão utilizados medicamentos para controle da dor e auxílio na eliminação espontânea do cálculo. Quando se tratar de pedras maiores, será necessária uma abordagem cirúrgica.
A escolha da cirurgia a ser empregada é baseada na posição e no tamanho do cálculo. Para fazer o diagnóstico e estipular o tratamento mais viável, é extremante importante procurar o urologista. Somente ele está apto para analisar e discutir de maneira individualizada o melhor caminho.

Prevenção

Manter hábitos que aumentam o fluxo urinário, como a ingestão contínua de água e sucos naturais (preferencialmente sucos cíttricos) é crucial para evitar a formação dos cálculos urinários. Também é importante estabelecer hábitos alimentares específicos, como a diminuição da ingestão de sal e de alimentos ricos em proteína animal e o consumo balanceado de leite e derivados.
Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia.
Agende uma consulta, será um prazer ajudar. Ligue 31 3222-0424 ou solicite uma marcação pelo nosso site clicando AQUI
RESPONSÁVEL:
Dr. Marcelo Esteves Chaves Campos