Urologia – Dicas Preventivas

Urologia Preventiva – Saúde do Homen

Homens vivem em média sete anos menos que as mulheres, pois estes, por uma série de questões culturais e educacionais, geralmente só procuram o serviço de saúde quando perderam sua capacidade de trabalho.
Assim, perde-se um tempo precioso de diagnóstico precoce ou de prevenção, já que chegam ao serviço de saúde em situações limite. Políticas nacionais de Saúde do Homem e campanhas de divulgação da importância da prevenção e tratamento das doenças específicas do homem brasileiro são extremamente importantes para apoiar a mudança de atitude diante dos riscos e doenças específicas dessa população.

Ainda sim, é possível evitar este quadro, seguindo algumas orientações.

As crianças devem ser avaliadas por um urologista para verificar problemas relacionados à fimose, ao criptoquirdismo (o testículo que não desce da barriga para a bolsa escrotal), entre outros assuntos.

Todo pré-adolescente deve visitar o urologista para avaliação genital. Essa consulta pode diagnosticar problemas como tumores nos testículos, comum nessa faixa etária.

A ingestão abundante de água (de seis a oito copos) ao longo do dia deve ser hábito na prevenção de cálculos renais.

A visita a um urologista a partir dos 45 anos para quem tem casos na família de câncer de próstata, ajuda no diagnostico precoce da doença. Quem não tem casos na família pode começar o check up anual a partir dos 50 anos.

Lavar muito bem o pênis com água e sabão após relações sexuais puxando o prepúcio é a prevenção ao câncer de pênis.

Usar camisinha é uma forma de se prevenir de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

A qualquer sinal de disfunção erétil, procure um urologista e não se automedique. A impotência, como é popularmente chamada, pode ser consequência de outros problemas como cardiopatias (problemas do coração) e diabetes.

Depressão, falta de desejo sexual, perda de energia, cansaço podem ser sintomas do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), conhecida popularmente como Andropausa. Não há prevenção para o problema, mas é importante aos primeiros sinais procurar um urologista para uma avaliação. O DAEM é mais comum em homens a partir dos 60 anos.

Agende uma consulta, será um prazer ajudar. Ligue 31 3222-0424 ou solicite uma marcação pelo nosso site clicando AQUI

 

RESPONSÁVEL:

Dr. Marcelo Esteves Chaves Campos
Urologista
CRM-MG: 43272

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *